quinta-feira, 26 de junho de 2014

Espetacular Homem Aranha: De volta ao lar

“Oi, aqui é o Peter. Minha vida desmoronou. Como não atendi, devo ter ido trabalhar, comprar comida ou fiquei preso nos escombros. Deixa o seu recado que eu ligo assim que a poeira baixar.” (PARKER, Peter in secretária eletrônica)



Quando a noticia de que a editora Salvat, publicaria uma coleção de “Graphic novels” da Marvel surgiu lá pela internet de 2013 fãs de quadrinhos entraram em polvorosa, imediatamente se descobriu quais seriam as historias, qual coleção seria a base e até em que Estados as historias chegrariam primeiro, porém na contramão do hype a Salvati deu uma cartada de mestre, ela trocou a ordem das publicações, começou pela numero 21 com “O espetacular Homem-Aranha de volta ao lar” da qual trataremos a seguir.

Com enredo de J. Michael Straczynski (Que eu nunca tenha que pronunciar este nome) “De volta ao lar” é um daqueles momentos em gibis de heróis que estes precisam de uma repaginada, aliás pausa aqui pra falar que pelo menos metade das escolhas pra essa coleção tiveram como critério a revitalização de certa forma do personagem, neste caso a trama se passa após Peter Parker e Mary Jane se separarem depois desta ter sido vitima de um sequestro e de uma tentativa de homicídio ( de leve) nas mãos de um dos vilões do aranha, bom acho que sabendo disso podemos partir pro enredo propriamente dito da Graphic Novel, Peter decide recomeçar, o que inclui ir morar sozinho, arrumar um trabalho em seu antigo colégio, e tentar viver um dia após o outro. Quando Peter apesar das desventuras aracnídeas de sempre começa a se firmar, um novo vilão surge, além de um possível novo aliado com poderes similares ao dele e com uma fixação pra lá de macabra com o aranha. Aqui vai minha primeira critica pra historia, que chatice esse misticismo todo envolvendo os poderes do aranha, parecia que eu estava lendo Witchblade (nada contra inclusive gosto.) mas forçou legal,  esse clichê do homem-rico-que-quer-obter-poderes-ancestrais-à-força-de-quem-os-obteve-naturalmente provavelmente não era um clichê à época da publicação dessas historias, mas hoje em dia...Por sorte, a ação compensa e muito a viagem que é a história, fazendo com que você compre a idéia numa boa, sem contar o espetacular final que redefine todas as historias doa ranha a partir de então...



Porrada de alta qualidade! Valeu Romita!



A arte é interessante, Romita Jr. Acerta e muito no quesito ação, ver os personagens em movimento é um deleite, e as cenas de luta entre o aranha e o vilão Morlun são de tirar o fôlego, diga-se de passagem são mais de 20 páginas de pancadaria initerrupta. Porém quando o assunto é face, o Romita se perde olha, todo mundo tem uma cara quadradona, e o mais interessante é quanto mais importante é o resto na cena (exemplo: um dialogo) pior ela fica, vai entender.



Não. Ele não é parente do Keneth Irons, nem conhece nenhuma Sara Pezzine...


A edição da Salvat além de compilar as edições 30-35 de “The Amazing Spiderman” também inseriu um resumo com a história pregressa do Aranha, as capas de todas as edições. Uma minibriografia do roteirista e do artista, uma galeria de arte mostrando a evolução do traço do aranha e um outra galeria (meio boba) com todos os vilões do universo do Peter que assim como ele são baseados em animais. Bom trabalho!!!

Nota Final: 8//10 





Nenhum comentário:

Postar um comentário