quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Prety Guardian Sailor Moon #1








“Eu? Eu sou...Eu sou...er. Eu sou a graciosa guerreira que luta pelo amor e pela justiça Sou Sailor moon!” (TSUKINO, Usagi A.K.A Sailor moon)





Eis que finalmente, depois de anos de pedidos dos mais diversos fãs da cultura pop geral e da japonesa a JBC traz o mangá de Sailor Moon para o Brasil. A história da guerreira da Lua é até curta no mangá se comparada com sua contraparte animada.

Escrito e desenhado por Naoko Takeuchi  o mangá conta a história de Usagi, uma colegial japonesa, com um corte de cabelo esquisito, que em um dia de sua comum vida se encontra com a gatinha Luna, que se revela uma guardiã do reino da Lua e que deve passar à Usagi a missão de guardar o cristal de prata e proteger a princesa reencarnada. Se a sinopse é simples, a história em si é estranha, misturando conceitos como reencarnação, viagem no tempo, guerreiras mágicas, família e astrologia.
É interessante o estranhamento de quem assistiu à animação da década de 90 e se depara pela primeira vez com o mangá, no desenho clássico a estrutura girava em torno de episódios no maior estilo super sentai, com direito a monstros da semana e no caso da versão americana até uma “moral” do dia. No manga isso não ocorre, a narrativa é dividida em atos que vão dando continuidade direta a história tendo somente a quebra ao final de uma saga.

O ritmo é veloz e Logo nesta primeira edição as quatro primeiras guerreiras já são reunidas e a quinta já da ares de que aparece em breve. Porém pessoalmente achei a personalidade de todos com exceção dos protagonistas Mamoru e Usagi muito mal explorada. Os vilões, se mostram bem descartáveis ironicamente lembrando os "monstros da semana" da animação clássica que duravam um episódio com exceção do vilão principal que obviamente dura o arco inteiro



 Mais 11 dessas pra completar a coleção!



 A arte é bem bonita e em muitos momentos dá a impressão de que está representando um sonho, mesmo sem cores (Como a maioria dos mangás) os traços diferenciam bem todas as personagens, inclusive as sailors. Porém um problema grave pra mim é a dificuldade em retratar cenas de ação, é quase impossivel ver qualquer efeito gerado pelos poderes que não pareçam raios genéricos e nunca da pra entender se o personagem morreu mesmo ou só se teletransportou...

Pessoalmente acho Sailor Moon um marco para os animes/Mangás de maneira geral e não somente para o gênero shoujo. Muito feliz com a publicação deste material no Brasil.

NOTA FINAL: 8,213

Nenhum comentário:

Postar um comentário